segunda-feira, 15 de abril de 2019

Resenha IL Vuoto - Vastness



Projeto solo italiano, formado por Matteo Gruppi (assumindo todos os instrumentos) executando um excelente Funeral Doom Metal, com dois álbuns na bagagem, estreando com “Weakness” em 2015 neste ano de 2019 lançando seu segundo álbum “Vastness”.

Vastness diferencia-se dos demais trabalhos de outras bandas de Funeral Doom por apresentar uma atmosfera menos macabra e mais focada em uma sonoridade dramática (apesar de ter seus momentos sombrios), com duetos de voz limpa e um gutural monstruoso, bastante evidente até mesmo nas passagens em acústico. Os elementos acústicos estão presentes em todo álbum, inclusive na introdução da primeira faixa intitulada “Vastness”, carregando o título do álbum e dando seu tom, mas que logo é substituído por potentes e distorcidos acordes e uma voz sussurrada, podendo ser percebido o soar de um órgão ao fundo, dando um aspecto sombrio ao som. Uso de elementos incomuns podem ser ouvidos de tempo em tempo em algumas faixas como a presença de sinos batendo como na segunda metade da faixa acústica “Weakness”, dando mais do aspecto dramático, quase fúnebre. A utilização de elementos acústicos é constante como já mencionado, e o ar melancólico na introdução da faixa “Her Fragile Limbs” e na “As The Whole Worlds Failed”, inteiramente instrumental e acústica que conta com a presença de violinos e o que parece ser uma harpa, encerrando o álbum com um ar mais triste. Necessário se falar da faixa “V (The Fifth Nail)” que já é característica por alcançar os incríveis 18 minutos, sendo a faixa mais longa entre as demais (que também são consideravelmente longas), e como já esperado, a mais progressiva do álbum, iniciando com pesadíssimos acordes de guitarra que casam perfeitamente com um riff mais melódico da segunda guitarra, prosseguindo com belíssimos corais sintetizados (particularmente, a melhor faixa do álbum), tendo um ar misterioso ao prosseguir da música. 
Característico por apresentar faixas com longas durações e sonoridade extremamente lenta, porém por apresentar elementos mais melódicos, instrumentos exóticos para com o estilo e corais, Il Vuoto é perfeito para momentos de melancolia e “contemplação”, podendo inclusive servir como porta de entrada de muitos ouvintes para o mundo do obscuro e lento Doom/Funeral Doom Metal, proporcionando músicas longas e sem o soar cansativo as vezes característico.


Ouça o Álbum:






Autor da Resenha: Eduardo Ronconi

Nenhum comentário:

Postar um comentário