terça-feira, 14 de julho de 2020

Entrevista Exclusiva Da Banda INFESTATIO



Hoje conversamos com a veterana do Thrash Metal INFESTATIO, que completa neste ano 20 anos de carreira. Confira o bate-papo abaixo e saiba um pouco mais deste importante nome do cenário brasileiro:

Primeiramente, como surgiu o nome Infestatio?

Rafael Neves: O nome INFESTATIO  vem do latim, que significa infestação, porém buscamos esse nome pois ele também tem um significado associado ao lado “religioso”, o termo INFESTATIO é utilizado pelos líderes da igreja quando autorizam que seja realizado oficialmente um ritual de exorcismo, pois existem algumas “regras” e/ou “requisitos” que precisam ser preenchidos para que a pessoa seja comprovadamente, perante eles, “infectada pelo demônio”, então se referem a essa pessoa como INFESTATIO.
Como surgiu a ideia de formar uma banda de Thrash Metal? Qual o diferencial pensado pela banda?

Acredito que, como a maioria das bandas, surgiu de você seguir os seus ídolos, e conseguir criar músicas que a gente gostaria de ouvir e quebrar o pescoço curtindo! O diferencial da banda, sempre foi de tentar buscar um estilo próprio, e não se limitar em apenas uma linha, o nosso coração, a nossa alma vem do Thrash Metal, e com certeza estará presente em todas nossas músicas, mas o que acreditamos que é o nosso diferencial é realmente conseguir flertar, ou mesclar outros estilos sem sair da nossa origem.

Sobre o mais recente trabalho de estúdio, sobre o novo álbum “Unleashed The End”, como está a fase de gravação desse novo trabalho? Quem está por trás do material gráfico (capa, encarte e tudo mais) e da sua produção?

O álbum já está inteiro gravado e estamos na parte final da mixagem das faixas, infelizmente essa situação mundial que estamos vivendo acabou atrasando um pouco algumas coisas, mas já retomamos com força total e correndo para finalizá-lo o quanto antes! Em relação a parte gráfica da capa, quem está realizando é um artista chamado Cajueiro, que conseguiu captar perfeitamente nossas ideias e conceitos para a capa do álbum. Toda a produção ficou a cargo de Caio Picolotto, que hoje também é o baterista e coproduzido por mim (Rafael Neves), o que garantiu que o trabalho saia praticamente da forma como foi concebido desde a pré-produção, pois tivemos controle total sem nenhum tipo de interferência externa.



Quem escreve as letras e quem compõe as partes instrumentais?

As letras são todas de autoria minha e praticamente toda a parte instrumental também. Este disco contém algumas músicas mais antigas da banda com uma nova roupagem, que foi extremamente influenciada pela entrada do Caio na bateria, que trouxe toda sua influência, criatividade e versatilidade como músico, então posso dizer com segurança que até as faixas antigas ganharam uma nova vida com a presença dele na banda. As novas composições já trazem essa mistura entre o lado técnico dele e o lado agressivo meu muito mais evidente.


Como vocês veem a trajetória, as conquistas e o amadurecimento da banda ao longo desses 20 anos?

Nessa resposta tenho que falar mais por mim, que sou o membro fundador, pois o Caio está comigo apenas 3 anos como membro da banda, porem ele já nos acompanhava como produtor a alguns anos antes, enfim, a banda faz parte da minha vida, então o meu  crescimento como pessoa está associado diretamente ao crescimento e desenvolvimento da banda, eu a encaro como uma pessoa, um grande irmão, pois enfrentamos de tudo ao longo desses anos, várias mudanças de formação, mudanças de país, situações em que dava vontade de desistir, enfim, dificuldades não faltaram (como a maioria das bandas), porém, o amor a música, a vontade de evoluir sempre como músicos e de cada dia mais fazer músicas com mais vontade , paixão e fúria é o que manteve, mantém e manterá a chama viva dentro de nós, e de lutar por essas músicas e pela banda não importando o que a gente tenha de enfrentar... e quando falamos de uma banda 100% independente, todos sabemos que os desafios nunca vão acabar...


Na opinião do Infestatio quais são os pontos que uma banda deve olhar quando pretende investir em mídia?

Não só atualmente, mas desde sempre a mídia é crucial para uma banda, atualmente é praticamente impossível uma banda não ter suas redes sociais, e acima de tudo uma assessoria de mídia. Em outras épocas a maior mídia e maneira de divulgação eram os shows e o boca a boca... hoje, a assessoria muitas vezes tem praticamente a mesma importância de um outro membro da banda!

E qual a maior dificuldade em ter uma banda autoral nos dias de hoje?
O que você acha que pode ser mudado, no geral, para que o metal nacional tenha mais espaço?

Com certeza a maior dificuldade é a mesma de sempre, financeiro. Praticamente toda banda independente precisaria de patrocínios, ou parceiros. Atualmente a grande maioria das bandas se sustentam 100% com recursos próprios o que tende a ser crítico, pois muitas vezes isso acaba desmotivando muitas bandas ao longo do tempo, ou “enroscando” a banda, pois quando ela mais precisa investir para crescer, ele não encontra recurso. Atualmente também temos enfrentado algo que já estava acontecendo antes da pandemia, o fechamento de muitas casas de eventos, o que diminui muito o espaço para as bandas autorais poderem divulgar seu trabalho.

Com a pandemia e essa quarentena vemos muitos artistas fazendo lives e participando de eventos online, vocês também pretendem fazer algo do tipo?

Então, isso faz parte dos nossos planos, porém, devido a correria do dia a dia, então estamos completamente focados na finalização do álbum, então todo nosso tempo de banda está voltado para isso. Porém já estamos nos organizando para tentar soltar um material bem interessante, se tudo correr bem, talvez a gente solte uma “surpresa” por aí...


Agradecemos muito pela atenção, e deixe agora sua mensagem para nossos leitores e fãs.

Queremos primeiramente agradecer ao espaço que vocês nos cederam, agradecer ao pessoal da Sangue Frio que tem sido extremamente dedicados e atenciosos com a gente, e quero dizer a todos que, acima de tudo a música deve prevalecer, estamos vivendo tempos difíceis, e se tem algo que ajuda todos em tempos assim é a arte, e muitas vezes a música é capaz de nos manter sãos! Saibam que o INFESTATIO está trabalhando com o máximo de dedicação para fazer um álbum que todos possam se identificar, de uma forma ou de outra, tanto os fãs antigos, quanto os novos, quem já conhece as músicas, com certeza vai se surpreender e quem ainda não conhece, esperamos que não se decepcionem, pois uma coisa a gente garante, a dor no pescoço tem que ser intensa após a audição do disco! Um grande abraço a todos!

INFESTATIO é:
Rafael Neves (Rafão) – Guitarras e Vocais
Caio Piccolotto – Bateria

Nenhum comentário:

Postar um comentário