terça-feira, 7 de maio de 2019

Resenha Funeral Fornication - Pandemic Transgression



Saudações bangers, hoje lhes apresento Funeral Fornication, projeto canadense de Black Metal desenvolvido em 2003 por Jaron Good (vulgo Vultyrous). Projeto este que conta com cinco álbuns na bagagem, tendo sua estreia em 2008 com “Murder Cult Eidolon”, e seu mais recente lançamento, “The Lamentation”, em 2016. Pandemic Transgression se trata do quarto álbum, lançado em 2011, trazendo um incomum Black Metal, com influencias sinfônicas e de Atmospheric, oras lembrando bandas como Emperor ou Satyricon, fazendo muito uso de sintetizadores em seu som.

O álbum conta com músicas com velocidades moderadas a velozes, frequente presença de pianos e momentos com vocais limpos, dando um aspecto mais “épico”, pode assim dizer. Todos os instrumentos são executados por Vultyrous, e frequentemente presenciasse mudanças de ritmo, com atmosferas diferentes que alternam do início ao fim de algumas faixas. Um bom exemplo é a terceira faixa intitulada “The Thorn Of Capricorn”, que inicia com uma introdução orquestrada, dando espaço para sombrios riffs de guitarra e lentas batidas, mas que muda ao final da faixa com a presença de vocais limpos e uma sonoridade mais “aberta” e melódica.

Pianos são sempre presentes, as vezes até mais evidentes que as próprias guitarras, assumindo em alguns momentos a responsabilidade pelas melodias, como em “Twin Suns” ou em “Cold Colossus”, além das constantes linhas de órgão, acrescentando mais camadas obscuras ao som. Claros focos na atmosfera são evidenciados pelas faixas introdutórias ao longo do álbum, “Transgression” parte I, II e III, completamente instrumentais, sendo a parte III, responsável por dar um ar ala “filme de terror clássico”, introduzindo uma sonoridade tensa com a presença de um estridente órgão. 


 álbum conta também com uma mixagem de aparente baixo orçamento, muitas vezes mascarando as linhas de bateria, sendo difícil perceber a presença dos pedais em alguns momentos, além dos guturais com seu aspecto “rasgado” característico do Black Metal mais evidente, dando um tom “profano”. Flertando com múltiplos elementos ao longo do álbum, Funeral Fornication é mais um exemplo de banda “camaleão”, sendo sua característica mais notável, sua atmosfera aterrorizante e obscura, trazendo tenção e pânico aos ouvidos dos ouvintes que esperam um sombrio Black Metal, sendo uma boa pedida para fãs “velha guarda” e até mesmo fãs de vertentes sinfônicas do metal extremo.

 

 Banda:
 Vultyrous - All Instruments And Vocals.




Mais Informações:






Autor da Resenha: Eduardo Ronconi

Nenhum comentário:

Postar um comentário