sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Resenha Subterranean Disposition - Contagiuum and the Landscapes of Failure



Saudações headbangers, hoje lhes apresentamos Subterranean Disposition, banda australiana de Doom Death Metal formada em 2011, inicialmente formada como um projeto solo do multi-instrumentista Terry Vainoras, responsável pelos dois únicos álbuns lançados, que hoje conta com mais integrantes. Com dois álbuns na bagagem, o projeto tem sua estreia em 2012 com “Subterranean Disposition” sendo sucedido pelo “Contagiuum and the Landscapes of Failure”, lançado em 2016.

Contagiuum and the Landscapes of Failure se trata de um trabalho que demonstra claramente as suas influências enraizadas no Progressive Metal, com aquelas adições de instrumentos incomuns para o metal, como a presença de solos de saxofones nos momentos mais calmos, além das composições com longas durações e vários ritmos, porém, não variando da costumeira “lentidão” do Doom. Dos momentos tranquilos, podemos destacar todas as faixas, como uma característica do trabalho, sendo que todas elas (com exceção da faixa de abertura) possuem de dez minutos para cima, e uma variação de ritmo de momentos calmos e acústicos, seja com pequenos solos, vocais limpos e não apenas como mera participação, mas quase como um instrumento integral do projeto, o saxofone e momentos mais “introspectivos”. As partes pesadas contam com riffs contínuos em power acordes, sem momentos de velocidade significativa, numa pegada bem tradicional de bandas mais clássicas de Doom Metal, porém contrastadas com o potente e gravíssimo gutural, soando como um trovão, além da presença de teclados em alguns momentos para dar reforço nas costumeiras atmosferas melancólicas.

Com faixas bastante homogêneas, não é necessário descrevê-las, sendo cada uma dotada da mesma pegada, uma característica do projeto em si, que já demonstra muito bem sua proposta na segunda faixa, “Wooden Kimono Fixative”, que logo de cara nos introduz a um envolvente solo de saxofone acompanhado de espaçadas batidas, introduzindo o ouvinte antes do peso.


Subterranean Disposition não se trata de um trabalho com proposta de soar pesado a princípio, sendo um excelente material para ouvintes que procuram por sons mais contemplativos, talvez os levando para novos gêneros pela presença dos instrumentos adicionais citados. Algo que também precisa ser apreciado também é sua bela pintura na arte da capa. Excelente pedida para fãs de Doom, Doom Death e Prog.

 
Banda:
Terry Vainoras – Vocals. Guitar, tenor saxophone
John Stirling (Earth) – Guitar
Catherine Guirguis (ex-Rise of Avernus) – Vocals, Keyboards
Justin Min – Bass, Backing Vocals
Age Bos (Reshitivist) – Drums



Contato:

Mais Informações:






Autor da Resenha: Eduardo Ronconi

Nenhum comentário:

Postar um comentário