terça-feira, 3 de setembro de 2019

Resenha Wills Dissolve - The Heavens Are Not On Fire



Saudações Bangers! Hoje, com muito prazer lhes apresentamos Wills Dissolve, banda estadunidense de Progressive Death Metal formada em 2015, porém com apenas um álbum na bagagem, estreando em 2018. Seu primeiro e único trabalho, “The Heavens Are Not On Fire...”, é caracterizado por apresentar uma excelente linha instrumental com muitas variações de ritmo característica das bandas já consagradas no cenário progressivo, além das clássicas longas composições. Logo na primeira faixa, que carrega o título do álbum, temos uma ótima visão da proposta da banda, com uma belíssima introdução com um violão dedilhado e um solo choroso (elemento que se tornará bastante presente no decorrer do álbum), acompanhado por sinos, que ao ser introduzido um solo de bateria desenvolvido por Branson Heinz, que mais adiante usa e abusa dos pedais, logo dão espaço para as guitarras distorcidas de Nick Block e Andrew Caruana (ambos nos vocais) que possuem sua sonoridade reforçada pelo gravíssimo contrabaixo de Shaun Weller (também assumindo um dos vocais), que ao longo das demais faixas, utiliza de linhas destacadas das guitarras, as vezes incrementando rápidos solos. Não se pode dizer que há faixas velozes e calmas estritamente, pois ambos os elementos flertam entre si em cada faixa, havendo momentos de pura fúria e guturais trovejantes com riffs agressivos e velozes a momentos com vocais limpos e instrumental acústico, com presença de teclados em alguns momentos. Salvo a exceção da última faixa, “11-13-1833”, que além de ser a mais curta do álbum, com duração na casa dos 3 minutos, é apenas instrumental, com violões e piano, dando um toque melancólico na saideira. Um detalhe que não se deve deixar de lado são as relações com demais artes que a banda aparenta se ter, sendo o título de cada uma de suas faixas formando trechos que juntos dão uma frase, revelando da natureza quase poética da banda, além da belíssima pintura na arte da capa.

Algumas faixas, como a segunda intitulada “So Do Not Mistake These Ashes”, apresentam inclusive uma musicalidade muito próxima da fase mais antiga da banda Opeth especialmente no álbum “Watershed” (uma possível influência), com melodias distorcidas e velozes batidas, porém acompanhadas do vocal limpo, dando o bom e velho contraste melodia versus peso.

 
  
Apesar de poucas faixas, não há de forma nenhuma uma experiência “momentânea” em ouvir, pois cada música se trata de praticamente uma viagem sonora. Com excelente instrumental, peso digno de bater cabeça entrelaçados com abrasivas passagens acústicas que logo nos remente a outros “estados de espírito”, Wills Dissolve traz um ótimo material, perfeitamente recomendado para fãs de Prog. Metal, Prog. Death, e mais especificamente, fãs de bandas como Opeth, Novembers Doom ou Barren Earth.


Banda:
Nick Block - Guitar, Harsh Vocals
Andrew Caruana - Guitar, Clean and Harsh Vocals
Branson Heinz - Drums and Percussion
Shaun Weller - Bass, Harsh Vocals





Contato:
willsdissolveband@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário