sexta-feira, 2 de junho de 2017

“Manifesto Cerrado”, longa-metragem que conta a história de 20 anos do Uganga, será exibido pela primeira vez no próximo dia 08 no Museu da Imagem e do Som em BH



Financiado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) de Araguari, o filme será lançado em DVD e também online, totalmente gratuito, numa tentativa de ampliar e democratizar o acesso

"Manifesto Cerrado" é o título do primeiro DVD do Uganga que celebra os 20 anos de carreira do grupo. O projeto reúne um documentário de longa-metragem que conta a história da banda e um show inédito realizado na histórica estação ferroviária Stevenson em Araguari/MG. "Manifesto Cerrado" está sendo lançado tanto em formato físico como também disponibilizado online, totalmente gratuito, numa tentativa de ampliar e democratizar o acesso.

O show na estação ferroviária Stevenson que compõe o DVD já está disponível online: https://youtu.be/vMtQBqmoNrM
Já o longa-metragem será exibido pela primeira vez na próxima quinta-feira, dia 08 de Junho, na “Mostra Minas no Metal”, evento paralelo ao festival “Monster Of Metal” e que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS) / Cine Santa Tereza, localizado no tradicional bairro Santa Tereza em Belo Horizonte. A exibição acontece a partir das 19:30 com entrada franca. Ao fim da exibição, Manu “Joker”, vocalista do Uganga, participara de um bate-papo com os presentes.

Financiado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) de Araguari, "Manifesto Cerrado" é, nas palavras de “Joker”, “um manifesto de sobrevivência, superação e renovação."

O show na estação Stevenson (construída em 1927 às margens da rodovia que liga Uberlândia e Araguari), não foi aberto ao público e contou apenas com presença de amigos e familiares da banda. Em formação circular, nessa noite o grupo executou uma das mais emblemáticas, introspectivas e expressivas performances de sua carreira.
"O show da estação Stevenson é o ápice do nosso renascimento como banda", conta Joker. "Naquela noite acabamos com as dúvidas que poderiam haver sobre se continuaríamos ou não. Ali, em casa, cercados pelos nossos amigos mais próximos, familiares, no nosso momento de maior fraqueza, a banda se reencontrou. É aquilo: para perceber o entorno é preciso olhar pra dentro primeiro."

Já o documentário de longa-metragem remonta sim ao passado da banda, porém a partir de uma narrativa contemporânea.
"Nessas mais de duas décadas na estrada vivemos muita coisa", continua Joker. "Passamos grande parte de nossas vidas tocando no Uganga. Apesar do documentário tratar de toda nossa trajetória, ele foca mais no período entre a pré-produção do álbum 'Opressor', por volta de 2012, até hoje. E com certeza considero esse período o mais importante desde que formei a banda em 1993. Durante esse tempo gravamos nosso trabalho mais forte, fizemos nossa segunda turnê pela Europa e outra tour incrível pelo Brasil, tocamos com alguns ídolos e aprendemos muito. Convivemos com diferenças, desgastes, vida e morte. O documentário marca, a meu ver, um renascimento para o Uganga, tanto na formação quanto na unidade, além de apontar para o nosso futuro".

Direção e produção de "Manifesto Cerrado" são assinadas por Eddie Shumway, cineasta mineiro que há muito tempo vem produzindo a maioria dos trabalhos audiovisuais do Uganga.
"Esse trabalho levou quatro anos pra ficar pronto. Fiquei muito feliz também por ter tido a oportunidade de colaborar com o Eddie na edição. Ele é um cara muito próximo da banda, trabalhamos bem juntos e ele tem uma visão interessante e neutra do Uganga. Temos muito orgulho de mais esse trabalho e em 2017 várias outras páginas serão escritas", finalizou, orgulhoso, Joker.

Após a exibição de estreia em BH, o documentário longa-metragem estará disponível no Youtube a partir do dia 12 de Junho.
Já a versão física do DVD com lançamento pela Sapólio Rádio estará disponível no mês de Julho.

Mais informações:
www.uganga.com.br
www.facebook.com/ugangaband
www.youtube.com/ugangamg
www.twitter.com/uganga
www.sapolioradio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário